domingo, 10 de novembro de 2013

Eu li: Morte em Veneza

Tirei essas férias para ler alguns clássicos que eu já tinha à um tempão e nunca havia lido. Alguns (vários) dias atrás postei sobre o "O Grande Gatsby" - hoje é a vez de contar pra vocês o que achei do livro "Morte em Veneza", de Thomas Mann.

O autor é alemão, já recebeu um Prêmio Nobel de Literatura (em 1929). O livro que eu li, Morte em Veneza, foi escrito em 1912 - e retrata uma Europa anterior à Segunda Guerra Mundial, onde várias cidades (principalmente litorâneas) estão lutando contra uma epidemia de cólera.

O livro, de apenas 94 páginas, narrado em terceira pessoa, tem como seu protagonista Gustav Aschenbach, famoso escritor alemão, sempre acostumado a trabalhar muito e não muito afeito à tirar férias. Um dia, sem mais nem menos, ele resolve que é hora de se afastar por um período de suas tarefas diárias, e ir passar algumas semanas num balneário em Veneza.
Lá, entre muitas pessoas do mundo todo, ele vê um garoto, Tadzio, que encarna com perfeição o que ele considera como o ideal da beleza absoluta. Sem nunca ter falado com o rapaz, ele aos poucos vai ficando obsessivo com a beleza do rapaz - ao ponto de dedicar seus dias inteiramente à seguí-lo e admirá-lo, sem prestar a atenção devida à epidemia que se alastra pela cidade.

Todos os outros personagens aparecem apenas segundo a idealização do protagonistas, e estão ali apenas para mostrar a decadência à que uma pessoa pode chegar quando se deixa levar por ilusão - como a vida real pode competir com um ideal de perfeição?

Alguém mais já leu? Ou conhece alguma outra obra do autor?

3 comentários:

Simples Glamour disse...

Hm parece ser bom! Fiquei curiosa pra ler.

Beijoos, Ana Carolina.
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram e Twitter: @simplesglamour

Raisa Oliveira disse...

Agora me deixou curiosa, vou coloca-lo na minha booklist hahaha
Adorei seu cantinho, queria te convidar tambem para conhecer o meu e se possivel seguir e comentar!
Muito sucesso, você merece!
Blog: http://raisaoliveira.blogspot.com.br/
Fanpage: http://www.facebook.com/blograisaoliveira

Anônimo disse...

Que historia interessante, eu achei muito curiosa, gostei!!

Um beijao para vc Vi

http://winxmake.blogspot.com.br