terça-feira, 23 de julho de 2013

Cobaia: Surya Henna Pó Incolor

Como já falei em uma postagem anterior, apesar de eu adorar o friozinho do inverno meu cabelo não concorda comigo - essa é a estação em que ele fica mais maltratado e ressecado, com uma aparência longe do ideal.

Esse inverno a situação é ainda pior do que de costume: desde cortei o cabelo, literalmente, pela metade (estava na linha da cintura e agora esta pouco abaixo dos ombros) meu cabelo tem ficado oleoso mais rápido do que de costume - consequentemente, tenho lavado com mais frequência, o que deixa meus fios mais ressecados.

Quando chegou em minhas mãos esse produto da Surya Brasil, o Surya Henna em pó incolor, fiquei empolgada - quem não quer cuidar dos cabelos de maneira natural. Uns 10 anos atrás eu usava as colorações da marca e meu cabelo adorava...




Descrição do produto:

Um banho de brilho aos fios sem colorir. Contém ingredientes naturais que tratam os cabelos e o couro cabeludo após processos químicos.
Para quem gosta de dar brilho aos cabelos, sem agredí-los, esta aqui é a melhor sugestão - henna em pó incolor. É como se fosse um banho de brilho aos fios sem colorir.
Além de dar brilho, a henna em pó incolor contém ingredientes naturais que tratam os cabelos. É uma espécie de tratamento e revitalizante intensivo do couro cabeludo para oleosidade, caspa e queda. Serve para todos os tipos de cabelo.
Pode ser aplicada imediatamente após processos químicos (tinturas permanentes, alisamentos, relaxamentos, escovas progressivas, definitivas, descolorações e outras químicas.
Sua fórmula é enriquecida com extratos vegetais com capacidade de nutrir o cabelo dando mais brilho, suavidade e elasticidade. Os ingredientes condicionantes também ajudam a fechar as cutículas, fixando melhor os pigmentos.
Sua exclusiva fórmula contém 15 extratos vegetais: henna, jenipapo, arnica, aquiléia, camomila, malva, amla, guaraná, avelã, cenoura, açaí, juá, aloe vera, acerola e castanha-do-brasil. Em substituição à fragância sintética, sua fórmula contém óleos essenciais de rosa, ylang ylang, jasmim e sândalo. Por isso, o aroma é muito mais suave e agradável que qualquer outra coloração.
Além disso, a Henna Surya não modifica a estrutura original da queratina capilar e forma um filme com propriedade protetora ao redor de cada fio, prolongando a saúde dos seus cabelos. Não causa danos ao couro cabeludo nem ao meio ambiente e não usa ingredientes de origem animal. A grande preocupação da Surya é com a sustentabilidade.
A Henna Surya é um conceito moderno de coloração e tratamento capilar. É o único produto 100% natural, sem conservantes ou ingredientes sintéticos. Não contém PPD, parabenos, água oxigenada, amônia, metais pesados e resorcinol.
Com a união da Natureza, da Ayurveda e da Tecnologia (o trinômio no qual a empresa se baseia para o desenvolvimento de seus produtos), a Surya conseguiu criar cosméticos com ingredientes naturais e ao mesmo tempo livres de substâncias nocivas ao consumidor e ao meio ambiente, o que é um diferencial na indústria de beleza brasileira. Por isso os produtos da Surya não só apresentam benefícios cosméticos, como também outras qualidades que agregam valores relacionados à preservação do meio ambiente e a um estilo de vida mais saudável e em harmonia com a natureza.

Dentro da caixa vêm uma touca plástica estranha, luvas, um panfleto informativo com instruções de uso e um saquinho com o pó em si.


São 50 gramas de um pó verde, bem fininho, com cheiro que lembra erva mate (chimarrão).


Para aplicar, conforme as instruções do panfleto, ele deve ser misturado com água morna - e o resultado disso é uma espécie de argila verde, com uma aparência péssima - só não desisti de aplicar nos cabelos porque o cheiro era relativamente agradável, de chá.


Lavei os cabelos apenas com  shampoo e retirei o excesso de água, como indicado, e fui começar a aplicação. Foi MUITO difícil de espalhar nos cabelos, já que a textura que a "pasta" forma não é uniforme, e sim cheia de grânulos - como argila mesmo). Acabei sujando o banheiro inteeeeeiro e toda minha roupa dessa pasta verde - que ainda bem saiu bem fácil apenas com água de todos os lugares onde não era para ter caído.

Como achei a touca que veio na caixinha nem um pouco prática, cubri meus cabelos com uma touca de banho mesmo - o que foi totalmente necessário, senão eu sujaria o resto da casa com pedaços de produto que cairiam dos cabelos.

Passada meia-hora, fui para o chuveiro retirar o produto - e foi aí que todo ficou mais complicado ainda - como retirar aquela espécie de argila da cabeça sem quebrar todo meu cabelo no processo? Tive que cobrí-lo de cima a baixo com muuuuuuito condicionador e deixar ele agir alguns minutos, para dissolver a bagunça. No fim, o produto saiu, mas o óbvio aconteceu: meu cabelo ficou absurdamente oleoso, por causa do condicionador na raíz. Como já estava de saco cheio, fui dormir assim mesmo.

No outro dia, lavei o cabelo normalmente, com o shampoo, condicionador e leave-in usuais. E, quando o cabelo secou, ele estava LINDO.

O problema é que fica difícil determinar se a Henna teve alguma coisa a ver com isso ou não, já que toda essa hidratação pode ter sido fruto apenas de dormir com vestígios excessivos de condicionador no cabelo..

Pesquisando na internet, encontrei informações que dizem que a henna possui propriedades adstringentes e que, para quem tem cabelo seco ou ressecado, o ideal é aplicar uma máscara de hidratação após o uso (assim como se faz quando se usa tintura) para que o cabelo realmente fique hidratado. Achei isso tudo muito confuso, já que em lugar nenhum da embalagem diz que o produto pode ressecar o cabelo - e sim que hidrata.

Por todo o trabalho que tive para usar o  Surya Henna em Pó Incolor, não pretendo utilizar de novo - bem mais fácil comprar uma das ampolas maravilhosas da Vizcaya. Pra quem resolver arriscar, o produto custa  em torno de R$20.

7 comentários:

Unknown disse...


Adorei o seu blog, gostei muito da maneira como escreve, as fotos e as postagens
super femininas....
Tenha certeza de que eu irei te indicar para minhas amigas e leitoras do meu blog

Também tenho um blog o Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre moda, tendências,
cosméticos e maquiagem.

JÁ ESTOU TE SEGUINDO AQUI, SE QUISER VISITE E SIGA O MEU BLOG =)

www.naovivosemesmaltes.com

Ana Maria Brogliato disse...

Olá Vi,
Há muitos anos eu usei henna e meus cabelos tinham um brilho incrível, mas depois cansei de usar por causa da sujeirada que eu fazia no banheiro cada vez que aplicava. Mas agora, lendo teu post, até me deu vontade de aplicar henna incolor para dar aquele brilho legal nos fios.
Bjs
www.viagensebeleza.com

Mulher sem Photoshop disse...

Eu acho lindo o tom da henna!
Bjo,

Luciana

Pamela Sensato disse...

Oi flor tudo bem...pelo que eu saiba Henna é complicado nos cabelos dá trabalho rsrsrsrs

amei seu blog

Beijosss!!!

==> Blog Mundinho da Pâm

Simples Glamour disse...

Que produto diferente heim! Fiquei curiosa pra testar haha

Beijoos, Ana Carolina.
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram: @simplesglamour

Claudia Uchoa disse...

Também me incomoda muito a sujeira que fica em volta. Já usei Henna, não essa marca, e o que me fez para foi justamente isso.

Kat disse...

Tava querendo testar essa Henna, mas depois de ler este post desisti, fica lindo, porem da um trabalhao! Valeu a dica!