terça-feira, 23 de outubro de 2012

Eu li: Dead Reckoning

Adoro True Blood, e foi através de seriado que conhecia a série de livros "The Sookie Stackhouse Novels", de Charlaine Harris.
A primeira de temporada do seriado foi relativamente fiel ao primeiro livro da série, mas aos poucos as duas histórias foram se distanciando: personagens diferentes, alguns com personalidades diferentes, uns morrem numa mídia e não na outra, coisas assim. Ler os livros não estraga a surpresa de ver o seriado, e vice e versa, porem ler e assistir ao mesmo tempo pode deixar a pessoa meio confusa, sem saber onde aconteceu cada coisa. Não assisti ainda a última temporada do seriado que foi ao ar por isso, decidi me dedicar ao livro primeiro.
Este é o décimo primeiro livro da série (descontando as edições especiais com histórias extras e as coletâneas de contos que a autora faz com pequenas histórias que ficaram de fora dos livros oficiais). Já existe uma continuação, chamada Deadlocked, mas ainda não encomendei, estou esperando o preço baixar um pouco =X (acho meio salgada 25 dólares por um livro de bolso, mas lançamentos são assim).

Descrição do livro em inglês (retirada da The Book Depository - ótimo site para comprar livros importados, foi onde adquiri o meu):
"With her knack for being in trouble's way, Sookie witnesses the firebombing of Merlotte's, the bar where she works. Since Sam Merlotte is now known to be two-natured, suspicion falls immediately on the anti-shifters in the area. Sookie suspects otherwise, but her attention is divided when she realizes that her lover, Eric Northman, and his "child" Pam are plotting to kill the vampire who is now their master. Gradually, Sookie is drawn into the plot-which is much more complicated than she knows..."

Minha tradução tosca:
Com sua tendência a estar sempre no caminho do perigo, Sookie presencia a tentativa de incendio criminoso no Merlotte's, bar onde trabalha. Como Sam Merlotte é agora conhecido por ser "de duas naturezas", as suspeitas caem imediatamente nos "anti-mutantes" da área. Sookie tem outras suspeitas, mas sua atenção é dividida quando ela percebe que seu amado, Eric Northman, e sua "criança" Pam estão tramando matar o vampiro que é agora mestre deles. Gradualmente, Sookie é envolvida na trama - que é muito mais complicada do que ela sabe...

Achei esse o livro mais fraquinho até agora... a Sookie não parecia ela mesma, com seu jeito ingenuo e sexy. Além disso, eram várias histórias ao mesmo tempo, e algumas vieram desde o início do livro e não foram finalizadas. Ficou parecendo que o próximo será o último. Será? Espero que não.
A melhor parte do livro pra mim eram os parentes fadas da Sookie, Claude e Dermot, e achei que eles mereciam uma parte maior do livro, juntamente com o casal Sam e Jannalynn (mas acho realmente que a história deles deve ser uma das partes principais do próximo livro. Será?).
O romance da Sookie com o Eric parece estar indo por água abaixo.  Please Charlaine, Bill de novo não.

O mundo dos vampiros da Louisiana é diferente de todos os outros seriados/filmes de vampiros que existem. É um mundo sujo, com mosquitos e suor, o que torna tudo mais real e menos romantizado - embora CHEIO de tudo quanto é tipo de ser sobrenatural. Dá a sensação de que se esses seres existíssem, seria tudo exatamente como no livro, ao invés de toda a inocência e amor adolescente que tem aparecido nas outras histórias sobrenaturais. Nada contra elas como entretenimento, mas elas parecem bem menos "reais".

O primeiro capítulo do livro, em inglês, está disponível aqui.

Comprei o "The Sookie Stackhouse Companion", não vejo a hora de chegar! Depois que eu ler conto pra vcs como é!

Nenhum comentário: