quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mais Saudável, Mais Magra - Parte 14

Alguns dias atrás eu tava bisbilhotando a internet e achei algumas fotos de atrizes/cantoras/socialites/subcelebridades que foram madrinhas de bateria ou destaques no Carnaval esse ano - sim, o Carnaval já passou faz tempo, mas eu não costumo acompanhar -, e notei que nem todas seguiam o padrão "Panicat"/"Mulher-Fruta", que é o mais comum nesses eventos. Os corpos super malhados e com curvas avantajadas estavam lá, claro, mas várias das meninas que tiveram as aparições mais "comentadas" no Sambódromo mostraram corpos magérrimos.




Olhar essas fotos me lembrou do meu projeto, o "Mais saudável, Mais magra", que, com minha nova rotina muito mais corrida que a anterior, acabou ficando meio de lado.
Não que eu tenha descuidado completamente da minha saúde, alimentação e rotina de exercícios, mas muitas das metas que eu coloquei pra mim mesma não se encaixam mais no meu estilo de vida.
Por exemplo, eu não tenho mais tempo de cozinhar todos os dias todas as minhas refeições, como tinha estipulado na Parte 3 do projeto.

Mas a falta de tempo não é desculpa pra descuidar da saude - e nos próximos posts da TAG eu vou mostrar pra vocês como estou fazendo para me cuidar com um tempo MUITO reduzido - tenho certeza que algumas de vocês devem ter até menos tempo livre que eu, então deixem suas dicas nos comentários, elas são muito bem vindas!

COZINHAR AOS FINAIS DE SEMANA COMIDA PARA A SEMANA TODA (OU QUASE)

Ter alimentos recem preparados todos os dias é uma delícia e fica muito mais fácil de controlar o que a gente come - mas nem sempre é uma possibilidade. No meu momento atual, isso implicaria que quase todo o tempo que eu estivesse em casa eu estaria cozinhando - o que não é muito prático, nem realista.

Para não precisar recorrer aos restaurantes, que nem sempre preparam os alimentos da maneira mais saudável - pois o objetivo é que eles sejam gostosos e "+ gostoso" costuma ser igual a "+gordura, +sal, +calorias" -, estou cozinhando várias porções de comida ao final de semana e congelando potinhos, para ir comendo ao longo da semana.

A comida não fica com o mesmo gosto, óbvio que não, mas algumas coisas funcionam melhor que outras: lasanhas podem ser preparadas e guardadas já nos potes que vão ser assadas, cobertas com papel filme, e irem para o forno na hora de comer; sopas (sem leite) ficam iguaiszinhas depois de descongeladas (basta acrescentar um pouco de água na hora de descongelar); molhos para macarrão/nhoque/etc podem ser feitos em grandes quantidades e guardados em potinhos pequenos para serem usados em diferentes dias; carne de panela fica igualzinha também por até um mês.

Só cuidado para não exagerar - os alimentos estragam congelados também. Alguns duram mais, outros menos - é interessante colar etiquetas nos potes que digam, além do conteúdo, até quando deve ser consumido. Nesse link aqui vocês podem encontrar várias dicas de congelamento e prazos de validade.

Para ler mais sobre o "projeto" clique aqui ou acesse os links abaixo:

Parte 1: ACORDAR MEIA HORA MAIS CEDO TODOS OS DIAS E TOMAR MEU CAFÉ COM LEITE EM CASA
Parte 2: RESTRINGIR O REFRIGERANTE AOS FINAIS DE SEMANA
Parte 3: COZINHAR MINHAS PRÓPRIAS REFEIÇÕES
Parte 4: INCLUIR EXERCÍCIOS LEVES NA ROTINA
Parte 5: CARREGAR SEMPRE UMA GARRAFA DE ÁGUA
Parte 6: AUMENTAR OS EXERCÍCIOS DIÁRIOS DE 20 PARA 40 MINUTOS
Parte 7: ALONGAR 20 MINUTOS POR DIA
Parte 8: COMER DOIS QUADRADINHOS DE CHOCOLATE AMARGO APÓS O ALMOÇO
Parte 9: ENRIQUECER OS VEGETAIS COZIDOS COM AZEITE DE OLIVA

4 comentários:

Ana Chamilete disse...

Essa coisa de deixar alimentos mais ou menos preparados super funciona. Eu que cozinho todos os dias sei disso, haha, facilita muito!
Um beijão e até mais.

www.queridaga.com

Anônimo disse...

Eu gosto muito de fazer dieta, já virou rotina na minha vida, deve ser melhor deixar tudo quase pronto.

Elas são lindas mesmo Vi


Beijoss

Liz Albuquerque disse...

comer bem é super importante para manter a forma né :) mas a vida corrida atrapalha muito....

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz <3
The Red Lil' Shoes blog
http://www.theredlilshoes.com.br/

Vera Munhoz disse...

Eu procuro cozinhar produtos de época e congelo alguns pratos , assim facilita muito .