quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Caixa Colonial de Fevereiro

O dia em que chega no correio minha caixinha decorada com motivos de fazenda é sempre um dia feliz! Hoje vim mostrar pra vocês o que veio na Caixa Colonial de Fevereiro, que chegou faz mais ou menos uma semana e meia, bem recheadinha!



Como nas outras edições que já recebi/resenhei, os itens vem envolvidos em uma toalha de mesa bem bonitinha (eu tenho usado sempre!).
O folder que vem junto tem detalhes sobre a região e descrição dos produtos que compõe a caixa e dos fabricantes, todos artesanais e/ou de agricultura familiar.


Esse mês a toalha veio toda sujinha e a caixa toda com um cheiro forte - o queijo não estava bem embalado e sujou tudo. Mas paciência, foi só lavar a toalha, limpar as embalagens dos outros produtos por fora e colocar o queijo em um pote plástico. Vamos aos produtos:


QUEIJO GOMEIRAL
Produtor / responsável: João Antônio (Queijaria Santo Antônio)
Descrição: Joãozinho é o tipo de pessoa que você conversa cinco minutos e já vira amigo de infância. Depois de se aventurar em diferentes profissões, ele resgatou a produção de queijos iniciada por seu avô e desenvolveu uma série de queijos surpreendentes que unem tradição, inovação e mofo selvagem. O queijo escolhido dessa edição foi o Gomeiral, inspirado nos “furadinhos” suíços, de leite cru com 4 a 5 meses de maturação. Seu sabor de fundo é adocicado e picante.
Peso / quantidade: 250g (aproximadamente)
Validade: Indeterminado

Cheiro e gosto bem fortes, é um queijo bem amarelo e gorduroso, bastante maturado. Particularmente prefiro queijos mais suaves, mas ele é bom pra esmigalhar por cima de risotos ou comer com geléias pra contrastar os sabores.


SALAME MINEIRO CURADO
Produtor / responsável: Job Ramiro Martins (Defumados Naia)
Descrição: Job e seu pai são responsáveis por uma pequena fábrica de defumados, muito conceituada em Passa Quatro. Todos os embutidos são produzidos artesanalmente, com matérias-primas selecionadas e defumados em defumador a lenha. Seu salame mineiro curado é levemente condimentado, sem conservantes ou químicos. São embalados à vácuo e pronto para consumo. Excelente para entrada ou petisco.
Peso / quantidade: 225g (aproximadamente)
Validade: 90 dias

Bem gostosinho, ótimo para petiscar, salgado na medida certa.

DOCE DE LEITE COM CAPUCCINO
Produtor / responsável: Marcelo Antônio Vieira e família (Fazenda Tabuão)
Descrição: Desde de 1981 a Fazenda Tabuão produz excelentes queijos e derivados de leite. Recentemente começaram a produzir doces de leite artesanais, sob o comando da afilhada Thaís Sales Antunes, com a marca Estrela da Mantiqueira. E o sucesso foi imediato. Além do doce de leite tradicional, são feitos doces com coco, tipo argentino e com capuccino. A família do Marcelo também possuem uma loja (chamada de Leiteria Tabuão) ao lado da Estação de Passa Quatro com diversos produtos locais e artesanatos.
Peso / quantidade: 300g
Validade: 6 meses

O gosto de capucino é bem suave, prevalece o de doce de leite mesmo. Muito gostoso - pena não ter como comprar mais!

MIX DE FEIJÕES
Produtor / responsável: Thiago Castello Branco e Johana Rocha (Empório Kaporanga)
Descrição: O Empório Kaporanga é um mix de café, bistrô, empório e viveiro de mudas. Quase todos os produtos são de fabricação própria. Lá eles vendem o famoso mix de feijões Passa Quatro, que foi utilizado em uma receita no 1º Festival de Gastronomia e elogiado pelo o Chef Olivier Anquier. No festival de 2019, a chef Joana Rocha (esposa do Thiago) fez uma releitura do Baião de Dois utilizando seu mix de feijões. O prato, batizado de Baião de Quatro, acabou sendo o grande vencedor do festival desse ano.
Peso / quantidade: 500g
Validade: 4 meses

Ainda não usei, mas fiquei um pouco receosa com a consistência em que os feijões irão ficar prontos, já que normalmente cada tipo de feijão tem um tempo de cozimento diferente.

CASADINHO DE GOIABADA
Produtor / responsável: Gabriel Vilhena e Viviane Mota
Descrição: Por influência da mãe, Gabriel começou a trabalhar com produtos artesanais para complementar sua renda familiar. Trabalhou muito tempo com conservas e geleias, mas foi a demanda por biscoitos que fez ele focar sua produção, vendendo também para outras cidades da região. Seu carro-chefe é o casadinho de goiabada, um biscoito amanteigado recheado com goiabada caseira de Minas, impossível de comer um só.
Peso / quantidade: 115g
Validade: 60 dias

Embora não conhecesse a marca específica, compramos esse tipo de casadinhos com frequência - biscoito amanteigado e goiabada formam uma combinação infalível. Acabou rapidinho.

O que acharam? Já provaram algum desses produtos? Conhecem Passa Quatro?
Essa caixinha já está esgotada, pra quem fizer a assinatura a primeira edição será a de Março, com produtos de Ponta Grossa/Paraná, cheia de delícias! Se quiserem um cupom de desconto pra primeira edição na assinatura anual, só entrar em contato comigo por e-mail (contato@cobaiaamiga.com) ;D


11 comentários:

Pam Lepletier disse...

Não conhecia essa caixa, nossa agora fiquei com vontade.
Que delícia de coisinhas.
Amo doce de leite, amo salame e amo casadinho de goiabada.
Beijos!
Vem ver post novo

Mayara Preis disse...

Que caixa mais linda!Não sabia que tinha. Que delicia já quero ♥




https://estacaolilas.blogspot.com/

Juliana Ferreira disse...

Mais que caixa deliciosa, estou com água na boca com ela e desejando uma para mim

Beijos
www.pimentadeacucar.com

Carol Sweet disse...

Quantas delícias que chegaram! Me deu água na boca esse casadinho de goiaba, amo!
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page

Ana Maria Brogliato disse...

Vi, que interessante esta caixinha, nunca tinha ouvido falar nela.
Beijos

Fernanda disse...

Olá Vi,
Já tinha visto nas redes sociais, mas nunca vi uma resenha antes.. adorei saber que os produtos vem todos embalados e super bem cuidado.

Um beijo,

www.purestyle.com.br

Lulu on the sky disse...

Amei os produtos dessa caixinha.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Simone Aline disse...

Caramba, que caixa mais legal! Super diferentes, e cheia de delícias! Melhor que maquiagem!!! ha ha ha
Super beijo

Simone Aline disse...

Caramba, que caixa mais legal! Super diferentes, e cheia de delícias! Melhor que maquiagem!!! ha ha ha
Super beijo

The Closet disse...

Que delícia essa caixa, só coisas deliciosas, não sabia que existia caixinhas assim.
Beijos!
The Closet

Cristiana Nobrega disse...

Quantas delicias! Estou encantada.
www.achatadebatom.com