segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Shampoo Esfoliante Anticaspa Dercos


 Há cerca de 6 meses mais ou menos eu decidi parar de tomar anticoncepcional oral, depois de muito ouvir falar sobre os diversos efeitos colaterais de inundar nosso corpo com hormônios sintéticos. Antes de mais nada, quero deixar bem claro: isso não quer dizer que as pílulas sejam o inimigo e que todas devam parar de tomar - eu, por exemplo, comecei a tomar bem cedo porque tinha cistos nos ovários, que causavam diversos problemas de pele, e muita TPM, e na época os efeitos foram maravilhosos. Mas depois de cerca de 20 anos, o custo/benefício não compensa mais na minha situação.

Um dos efeitos de parar com o pílula foi um aumento ENORME na oleosidade da pele, tanto no rosto quanto no corpo e no couro cabeludo. Nos primeiros meses, nenhum produto funcionava e tive bastante bastante espinha, principalmente na testa e no queixo, mas com o tempo isso normalizou. Voltei a ter cravinhos nas costas também - contra os quais ainda estou lutando. E o meu cabelo, que passava tranquilamente 3 ou 4 dias sem lavagem, virou um sebo só - nos primeiros meses dia-sim-dia-não as vezes não era o suficiente.

O resultado de todo esse excesso de oleosidade e de lavagens constantes foi a famigerada caspa - nada muito dramático que ficassem floquinhos nos ombros como nas propagandas, mas dava uma coceirinha chata.

Como tenho cabelo tingido de vermelho, que resseca fácil, os shampoo "comuns" anticaspa acabam deixando ele uma palha só, então fui atrás de alguma outra coisa. Nas minhas pesquisas encontrei o Dercos Micro Peel da Vichy, que é um shampoo esfoliante anticaspa, com 1% de piroctona olamina e 1,3% de ácido salicílico.

O que a marca diz sobre ele:

Shampoo detox com dupla ação microesfoliante e textura gel, elimina visivelmente a caspa desde a primeira utilização, acalma e limpa profundamente o couro cabeludo.

Pode ser usado como shampoo de ataque, em uso conjunto com outro shampoo anticaspa ou como shampoo de limpeza profunda.

Dupla ação microesfoliante. Eficácia micropeeling anticaspa, antioleosidade e anticoceira. Purifica e limpa intensamente o couro cabeludo.


É um gel verde bem expeço, com microesferas mais escuras. Embora tenha essas esferas, não é áspero ao toque, a esfoliação que ele faz é mais química (do ácido salicílico). Tem um cheiro bem mentolado (que não fica no cabelo depois) e dá uma sensação refrescante no contato com a pele.

Eu aplico apenas no couro cabeludo, para evitar o ressecamento dos fios - vou colocando pequenas quantidades nos dedos e massageando em cada parte. Depois que toda a cabeça está com produto, deixou agindo por alguns poucos minutos, enquanto lavo o corpo. Depois de enxaguar aplico uma máscara hidratante no comprimento, já que é inevitável que um pouco do produto escorra para os fios, nem que seja na hora do enxágue.


Nos primeiros meses, usava uma vez por semana, utilizando um shampoo "normal" nas outras lavagens. A sensação imediata é ótima, couro cabeludo "refrescante" e utilizando da maneira descrita acima não ressecou meu cabelo. Aos poucos a oleosidade foi ficando mais controlada e a caspa e a coceira  foram sumindo - demorou entre 2 e 3 meses (e meio frasco) até a coceira parar completamente e eu conseguir ficar 2 dias seguidos sem lavar o cabelo. Agora, como manutenção, uso uma vez a cada duas ou três semanas.


Recomendo mesmo para quem não tem caspa, mas sofre com o excesso de oleosidade na raíz, pois o ácido salicílico é ótimo para ir regulando a produção de sebo, assim como faz no rosto. Muitas marcas dos Estados Unidos e da Coréia já inclusive lançaram sprays com o ingrediente pra ser usado como pré-shampoo, mas que eu saiba essa novidade ainda não chegou aqui.


A embalagem de 150ml custa R$ 69,90 - o que eu sei ser bem mais caro que um shampoo anticaspa padrão, mas a fórmula dele é bem interessante e a meu ver vale o investimento.


Alguém mais já usou? Sabem de alguma outra marca que tenha produtos capilares com ácido salicílico?

6 comentários:

Daniela Silva disse...

Vou ter de experimentar, sem duvida

Betty Gaeta disse...

Oi Vi,
eu nunca tive probelma de caspas, mas pela marca o xaqmpú deve ser ótimo.
Beijos

Carol Sweet disse...

Eu também sofro de problemas com caspas e coceiras em determinados períodos, então adoro shampoo esfoliante ou detox. Esse eu ainda não conhecia, mas anotei a dica para quando os meus acabarem eu ir atrás desse. Mesmo sendo caro, achei super válido, ainda mais porque contém ácido salicílico e não ressecou tanto o seu cabelo.

Você poderia me ajudar respondendo a Pesquisa de Público 2020-2021 do meu blog? Não leva nem cinco minutinhos, é rápido, fácil e não necessita identificação (conta no google). Caso já tenha respondido, agradeço pela sua colaboração comigo ?.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page

Isa Sá disse...

Vou tomar nota.

Pam Lepletier disse...

Nossa não tinha visto esse ainda, mas fiquei com vontade de testar.
O meu cabelo é bem oleoso e realmente acho que ajudaria a controlar.
Beijos!
Pam Lepletier

Fernanda Mattos disse...

Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


Meu Blog: Tri Legal Ao Vivo Hoje