segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Toleriane Sensitive Creme

 Já devo ter comentado aqui brevemente que tenho rosácea. Desde criança fico MUITO vermelha quando faço exercício, sinto calor ou tomo banho em temperatura muito diferente da ambiente, que ocasionalmente resulta no corpo INTEIRO coçar de cima a baixo. No rosto, sempre tive as bochechas bem coradas, sendo o lado esquerdo bem mais "marcado" que o direito por algum motivo. 

A rosácea pode causar sintomas muito mais graves que os descritos acima, por isso nunca me importei muito. Sempre usei tudo quanto foi tipo de cosméticos sem problemas, incluindo esfoliantes físicos, ácidos, etc. Mas, desde o ano passado, comecei a notar algumas mudanças: alguns produtos começaram a deixar minha pele muito vermelha e com sensação quente (que durava cerca de uma hora) e algumas bolinhas (tipo pequenos terçóis - chamados pústulas) começaram a aparecer na minha bochecha esquerda (que sempre foi mais vermelha) e ficavam ali por meses.

Sabendo que isso era resultado do agravamento da minha rosácea, comecei a procurar produtos mais suaves para usar na minha rotina, com ingredientes mais apropriados para pele sensível e ativos que pudessem acalmar a situação. Nessa busca, conheci o Toleriane Sensitive Creme, da La Roche-Posay, e tenho usado ele desde então, como último passo na minha rotina noturna.


O que a marca diz sobre ele:

TOLERIANE SENSITIVE hidrata, suaviza e reduz as sensibilidades, indicado para peles normais, sensíveis ou sensibilizadas.
Hidrata profundamente sem deixar pegajoso, suaviza, reduz as sensibilidades e reforça a barreira de proteção natural da pele. Apresenta uma propriedade exclusiva: o poder prebiótico que estimula exclusivamente o crescimento da flora benéfica naturalmente encontrada na pele (microbioma) e consequentemente reduz a flora patogênica (bactérias capazes de gerar a doenças).
Protege e estimula as defesas da pele. Devolve a força da pele e ajuda na recuperação da proteção imunológica cutânea.Sua fórmula é minimalista e contém apenas o essencial para sua eficácia. Sua textura refrescante e suave, proporciona alivio imediato.
Indicação de uso
Com uma fórmula sem a adição de álcool, o produto é indicado para todos os tipos de peles, mesmo as mais sensíveis.
Benefícios
Estimula o crescimento do microbioma da pele, reduzindo a incidência de bactérias capazes de causar doenças
Além da proteção, o produto estimula a produção de defesas da pele
Fórmula composta por Glicerina, capaz de oferecer hidratação por até 48 horas
Também enriquecida com Ceramida, que cria uma barreira protetora na pele, e Vitamina B3
Hidratação profunda sem deixar a pele pegajosa.


É um creme de textura intermediária, nem muito grosso, nem muito fluído, branco. Uma bolinha do tamanho de uma ervilha é o que aplico no rosto todo, evitando os olhos. Na época que minha pele estava mais reativa, usava apenas, sobre a pele limpa com um limpador facial bem suave, ou com uma camada de Ciclaplast (também da La Roche-Posay) por cima, apenas nas bochechas.

Com o tempo, minha pele foi acalmando, o vermelho das bochechas diminuiu bastante (mas não acabou, rosácea não se cura, apenas se controla), as pústulas sumiram a pele parou de reagir tanto aos produtos de skincare. Aos poucos voltei a utilizar seruns, ocasionalmente um limpador um pouco mais forte, vitamina C, mas mantive o limpador suave no dia a dia e continuo finalizando a rotina da noite com o Toleriane, já que a manutenção é indispensável. Sinceramente, não consigo mais me imaginar usando outro hidratante, de tão bons foram os resultados.

A composição dele é bem simples:
 Aqua / Water 
Glycerin 
Dimethicone 
Hydrogenated Polyisobutene 
Zea Mays 
Starch / Corn Starch 
Niacinamide 
Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate 
Myristyl Myristate 
Stearic Acid 
Ceramide NP
Potassium Cetyl Phosphate 
Glyceryl 
Stearate Se 
Sodium Hydroxide 
Myristic  Acid 
Palmitic Acid 
Capryloyl Glycine 
Caprylyl Glycol 
Xanthan Gum 
Tocopherol

Embora tenha silicone (Dimethicone), a textura que ela deixa na pele é leve, não forma um filme "plastificado" como um primer, o acabamento é bem suave e aveludado. A niaciamida acalma a pele, as ceramidas restauram a barreira cutânea, a glicerina hidrata. São ingrediente simples, eficazes. Sem muita inovação, mas também sem nada que possa sensibilizar ainda mais a pele. Não me deu espinhas, não deixou minha pele mais oleosa do que já é.


Sempre usei só a noite, imagino que pra minha pele oleosa seja um pouco pesado demais pra usar durante o dia.

Custa cerca de R$ 80, o que não é exatamente barato, mas pra quem efetivamente precisa vale a pena. Com frequência tem promoção. Na mesma linha tem um limpador facial e um spray hidratante (que imagino ser mais apropriado para uso diurno), mas ainda não testei pra saber se são tão eficazes quanto o creme.

Alguém mais já usou? Tem recomendações para rosácea e/ou outros tipos de sensibilidade.

4 comentários:

Aline Amorim disse...

Eu não tenho nenhuma sensibilidade mas já ouvi falar bem desse creme. Mesmo o preço sendo alto parece qe vale o investimento né.
Beijos

Leslie Leite disse...

Eu já usei esse produto e gostei dos benefícios na minha pele, mas no meu caso ele acabava sendo muito pesado e mesmo eu usando apenas a noite, de manhã eu acordava com a pele bem oleosa. Mas enfim, usei até o final.
Tem que cuidar da rosacea mesmo, se não ela se agrava.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

Lulu on the sky disse...

Esse eu ainda não usei, mas tem uma linha da Bioderma que é ótima.

Big Beijos,
Lulu on the sky

Karina Pink disse...

Amei a dica!
bjs

😘