segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Caixa Colonial Dezembro

Vou mostrar pra vocês hoje a segunda caixa que recebi da Caixa Colonial, a edição de dezembro (a edição de novembro vocês conferem aqui - tem mais detalhes sobre a caixa lá)


Esse mês, os produtos também vieram embrulhados em uma toalha de mesa mas, infelizmente, não gostei nem um pouco da estampa. No panfleto com os detalhes dos produtos e da região, mostrava o desenho de uma outra estampa de toalha, que teria me agradado muito mais #chateada. Ela foi de brinde pra uma das compradoras da minha lojinha.


Nessa Edição, os produtos vieram de Venda Nova do Imigrante/Espírito Santo:

CAFÉ ESPECIAL MOÍDO
Venda Nova do Imigrante possui uma geografia montanhosa com diversos microclimas, favorecendo a produção de um dos melhores cafés do Brasil. A família Filete já está na terceira geração de cafeicultores, mas faz pouco tempo que descobriu ter qualidade de sobra para trabalhar com cafés especiais. Fabricio, um dos filhos de seu Arcino, se especializou em cursos de barista, abrindo também uma cafeteria na cidade de Ibatiba. Seu café possui acidez e corpo bem equilibrados, com paladar de frutas amarelas maduras.

Café bem gostoso, de torra média. Adoro esses cafés artesanais, pena que é difícil comprar mais...

PÉ DE MOLEQUE DE MACADÂMIA
O município vizinho de Castelo é conhecido por uma invenção deliciosa: o pé de moleque de macadâmia. Tudo começou quando as irmãs Marta e Lúcia resolveu substituir o amendoim do doce pela macadâmia produzida no sítio do seu tio. Não demorou muito para o pé de moleque “de Castelo” se tornar tradição no local, principalmente nas festas juninas, indo parar até no programa da Ana Maria Braga da Globo.

MUITO bom. Comeria quilos. Pena que só vieram 100g...



MASSA ARTESANAL VEGANA

A Familia Venturin chegou da Itália em 1893 e construiu um verdadeiro império em Venda Nova do Imigrante com vários negócios de sucesso. Sem perder sua essência italiana, a empreendedora Ana criou em seu restaurante uma linha de massas artesanais saborizadas com produtos naturais, sem aditivos químicos. Todo o processo de produção é visível aos clientes, uma mistura de ateliê com laboratório gastronômico. A massa parafuso tricolor não leva ovos e possui ingredientes como beterraba, espinafre, abóbora e alcafrão.

Bem gostosa, o único problema é que cada "sabor" de macarrão tem um tempo de cozimento diferentes enquanto a "amarela" estava al dente, a "verde" e a "roxa" já estavam quase desmanchando.


GELEIA DE TOMATE COM PIMENTA E ERVAS FINAS
 A família de Dona Dalva mora em um sítio que faz parte do agroturismo local e está sempre aberto ao público que queira experimentar suas deliciosas geleias, antepastos e licores. O atendimento familiar é um convite para uma boa prosa, enquanto o visitante degusta uma variedade de sabores. Destaque para a geleia de tomate com pimenta e ervas finas, uma iguaria instigante que harmoniza tanto com pratos doces como salgados.

Ainda não abrimos, mas achei bem diferente. Imagino que deva ficar bom com queijo numa bruschetta.

SOCOL
Se você não é do Espírito Santo, talvez nunca tenha ouvido falar do Socol, um embutido de lombo do porco, de receita italiana, preservada pelas famílias de Venda Nova. O processo consiste em temperar a carne, curar e armazená-la de forma artesanal por no mínimo 6 meses, sem o uso de conservantes. Dona Cacilca, 82 anos, foi a pioneira na região em produzir Socol. Hoje aposentada, é sua família que toma conta do negócio, com a ajuda da neta Gracci. Em 2018 o Socol recebeu com o título de Indicação Geográfica pelo INPI.

Realmente, eu nunca tinha ouvido falar. Tem um cheiro bem forte, mas é gostoso.

Infelizmente a caixinha já está esgotada... mas a de dezembro, de Joinville, está em promoção para compra avulsa e vem com um queijo bem interessante. A minha está nos correios já, deve chegar essa semana #ansiosa.
Quem assinar receberá como primeira caixa a de fevereiro, de Passa Quatro/MG, que já teve os produtos divulgados (Doce de Leite com capuccino #nhaminhami).

6 comentários:

Jac Sohari disse...

Parece tudo tão gostoso!Achei o macarrão bem legal. Adorei conhecer!

___________

- Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

Blog Meu Baú de Estrelas
Assista o último vídeo do canal
Instagram

Luana disse...

parece ser tudo delicioso!

xoxo
Guria do Século Passado

Anita On disse...

Que boa ideia essa caixa! Parece tudo óptimoo
Gostei de conhecer o seu blog:)
Bjs,

Anita On

Unknown disse...

Desejei bastante as opções que estão ótimas e saudáveis.
bjs www.diadebrilho.com

Carol Sweet disse...

Eu não conhecia essas caixas coloniais, gostei muito de saber desse tipo de serviço <3, parece ser tudo muito bom.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page

Fernanda Assis disse...

Oi Virginia,

Que legal essas caixas! Não conheço nada ai do ES, fiquei curiosa nesse doce rs.
Sou de BH, nunca vi essas caixas por aqui, acho que não tem.
bjs